quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Sugestão de leitura
Uma sugestão de leitura, entre muitas
A Rapariga Que Roubava Livros, de Markus Zusak, editado pela Presença em 2008, não é um livro acabado de sair nos escaparates nem foi best-seller em Portugal. Mas é um dos livros escolhidos como Livro do Dia na nossa Feira, este ano.
É uma história que decorre durante a Segunda Guerra Mundial e que nos é contada – imaginem – pela própria Morte! A Morte revela-nos que normalmente só encontra as pessoas uma vez mas acontece que em várias ocasiões, nas suas andanças, se apercebeu de ter encontrado Liesel e decide então contar-nos quem é esta miúda, a tal que rouba livros…
Esta é uma história bem contada, num tom de quem está à conversa connosco, que nos ensina a olhar os laços da afectividade, esses ténues fios que formam a pessoa única que viremos a ser, e que nos convida a considerar a beleza da vida humana e a barbaridade que a despreza e a destrói.
A Coordenadora do Departamento de Línguas, Professora Isabel Ruivo
Feira do Livro
Feira do Livro 2009/2010
Iniciativa do grupo 300 (Português), enriquecida pela participação de todos os grupos disciplinares do Departamento de Línguas, a Feira do Livro decorrerá de 23 a 27 de Novembro, no espaço da Sala de Alunos, no Pavilhão D da escola-sede do AVEJICC; o certame funcionará ininterruptamente das 9.00 horas às 16.00 horas, prevendo-se ainda a sua abertura no período nocturno, em horário a adequar às necessidades dos cursos a decorrer naquele período. Este ano, a Feira acolherá a visita dos Jardins de Infância do Agrupamento.
Porquê a Feira do Livro?
A Feira do Livro é uma actividade realizada há mais de duas décadas na escola da Chamusca e que, no seu percurso, tem afirmado e confirmado a sua pertinência. Não caberá aqui evocar as diferentes fases do crescimento desta actividade, mas não poderemos deixar de referir o apoio dos órgãos de gestão da escola, a importante colaboração da autarquia, a interacção dos diferentes ciclos, a prontidão da Livraria Gil Paes, em Torres Novas, e a disponibilidade dos professores que asseguram a organização e o funcionamento da Feira do Livro na nossa escola – sem um qualquer destes contributos, a Feira do Livro não poderia existir.
A Feira do Livro existe também porque os livros têm palavras vivas que nos ensinam a olhar e a olhar-nos, a compreender o mundo e a amar a vida; os livros têm as palavras vivas da vida que se aprendeu e se retransmite; os livros ensinam-nos novas dimensões de ser para a arte que é viver. Nós, os professores, trazemos os livros até à escola para que as suas palavras possam de novo sair para o mundo na forma dos melhores gestos, das melhores acções.
A Coordenadora do Departamento de Línguas, Professora Isabel Ruivo
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Clube da leitura
terça-feira, 3 de novembro de 2009
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)